Clique para voar

Pesquisas

terça-feira, 2 de março de 2010

Estádios











Ao longo dos anos, o Corinthians utilizou vários estádios. São estes:

Lenheiro
O primeiro campo do Corinthians ficava no bairro do Bom Retiro, onde o clube foi fundado, em 1910. Mais precisamente na antiga Rua dos Imigrantes, atual Rua José Paulino. Não era, na verdade, um estádio, mas um terreno baldio que pertencia a um vendedor de lenha (daí o apelido de "Campo do Lenheiro"). Suas condições precárias exigiam que os próprios jogadores o limpassem e aplainassem.

Bom Retiro




Em janeiro de 1918, o Corinthians inaugurou seu primeiro estádio, na Ponte Grande, atual Ponte das Bandeiras, às margens do Rio Tietê. O terreno foi arrendado da prefeitura por influência do intelectual Antônio de Alcântara Machado, um dos primeiros a se aproximar do clube dos operários. Ficava ao lado do Campo da Floresta, da AA das Palmeiras (o maior da cidade até então) e fora construído pelos próprios jogadores e torcedores, em sistema de mutirão. O Corinthians permaneceu mandando seus jogos ali por nove anos.

Alfredo Schürig

Estádio passará por reformas para receber jogos e showsO Estádio Alfredo Schürig, mais conhecido como Parque São Jorge ou Fazendinha, tem capacidade para 18 mil pessoas. Está localizado dentro do Parque São Jorge, no Tatuapé, bairro da região leste da cidade de São Paulo. A área situada às margens do Rio Tietê pertencia ao E.C. Sírio e foi comprada pelo presidente Ernesto Cassano, por 28 mil contos de réis, em 1928, pagos em prestações por um período de dez anos. O presidente Alfredo Schurig com a ajuda financeira dos sócios do clube promoveu numerosas melhorias no campo, construiu arquibancadas e batizou com seu próprio nome a nova casa do Corinthians.

O estádio ainda sem ter iluminação, foi inaugurado em 22 de julho de 1928, num jogo amistoso contra o América carioca. A partida terminou empatada em 2 a 2 e foi vista por 2 mil pessoas, capacidade máxima do estádio na época. Os dois gols corintianos foram marcados por De Maria, sendo o primeiro deles aos 29 segundos do primeiro tempo.

O sistema de iluminação do estádio foi inaugurado a 25 de fevereiro de 1961, numa noite de gala do Corinthians, que derrotou o Flamengo do Rio por 7 a 2. Hoje o estádio é usado para treinos do time profissional e partidas do time B e das categorias de base.

No dia 7 de janeiro de 2009, em parceria com a empresa portuguesa LusoArenas, o Corinthians acertou a reforma do estádio para realizar alguns jogos nos próximos anos, mas que será utilizado principalmente para a realização de shows







Pacaembu
Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho






O Estádio do Pacaembu pertence ao município de São Paulo. Foi construído no final da década de 1930 e chegou a ser utilizado na Copa do Mundo de 1950.

O primeiro jogo do Corinthians no Pacaembu no dia 28 de abril de 1940, onde venceu o Atlético - MG.

28 de abril de 1940 - Amistoso Interestadual - Taça Cidade de São Paulo






O curioso foi que o estádio inicialmente não deu sorte ao clube. Logo no sorteio o arquirrival Palestra Itália foi o escolhido para a estréia do estádio, goleando o Coritiba por 6 a 2. Então, os dois campeões dos amistoso, Corinthians e Palestra fizeram a final da Taça Cidade de São Paulo, onde os palestrinos venceram por 2 a 1 e se sagraram campeões.







O primeiro título no Estádio Paulo Machado de Carvalho foi em 28 de março de 1942 da Quintela de Ouro - Taça Supremacia (uma espécie de Taça Rio-São Paulo, que reunia Corinthians, São Paulo, Palestra, Flamengo e Fluminense). Na final, o Corinthians goleou o Palestra Itália por 4 a 1.






O Pacaembu com o tempo foi "adotado" pela torcida como "casa". Sem projetos concretos para a construção de um estádio de grande porte (ver no item abaixo), O Corinthians costuma mandar todos os jogos de pequeno e médio público nesse estádio, cuja capacidade não chega a 40.000 espectadores. Jogos como clássicos ou finais de campeonatos, geralmente são mandados no Morumbi, ou fora da cidade de São Paulo, como Presidente Prudente e Mogi Mirim. O Estádio Municipal já chegou a ser cogitado para ser cedido por um longo tempo ao Corinthians, a exemplo do Estádio do Engenhão com o Botafogo, pois a manutenção do mesmo causa muito prejuízo a prefeitura de São Paulo. No acordo, O Corinthians não poderá alterar nome e patrimônio do estádio, tampouco o entorno ou o Museu do Futebol e nem fechar o clube-escola instalado no Pacaembu. O assunto chegou a Câmara de Vereadores de São Paulo e o caso ainda aguarda resolução.







Nenhum comentário:

Postar um comentário