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Pesquisas

terça-feira, 2 de março de 2010

Projetos de marketing











Eu nunca vou te abandonar: Inspirado no grito da torcida nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro de 2007, o clube criou um quite de produtos com os dizeres "Eu nunca vou te abandonar por que eu te amo. Eu sou…Corinthians", composto de uma camisa, pulseira e adesivo. O projeto vendeu mil quites em apenas 6 horas.

Camisa roxa: Com a ideia de homenagear a torcida, o clube criou um terceiro uniforme na cor roxa, dizendo que o "corintiano é o unico torcedor roxo". Até maio de 2008, o time já havia vendido 200 mil peças da camisa roxa. Em 2009, o clube criou um novo modelo com um roxo em toma mais escuro listrado com preto e os patrocinios em dourado. Com parte da torcida não gostando da nova cor, o clube deverá aposentar os uniformes roxos em 2010 e fazer um novo terceiro uniforme todo preto.

Bando de Louco: Inspirada no canto que surgiu em 2007 e acompanhou o time durante toda a sua jornada na Série B, o clube lançou as camisas em duas série: A primeira com a frase "Aqui tem um bando de louco" e outra com "Sou mais um louco do bando", frase dita por Ronaldo Fenômeno na apresentação ao Corinthians em 2009.

Não Para, Não Para, Não Para: Inspirada no canto que surgiu durante a campanha da Copa do Brasil, é mais uma ação que evidencia a sintonia entre o Corinthians e sua torcida.

Sou mano do Mano: O novo produto segue a linha dos produtos com a marca "Eu Nunca Vou Te Abandonar", e apresenta camisas com a imagem de Mano Menezes. Além de ser uma nova forma de conseguir arrecadar fundos, foi uma forma de conseguir convencer o técnico em renovar o contrato firmando um acordo com o futuro da equipe. Foi uma estratégia que deu certo.

O Timão tem a sua cara: O modelo da camisa contou com o rosto de torcedores na última partida em casa da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Avaí, dia 22 de novembro de 2008. O interessado em colocar uma foto na camisa pagou R$ 1 mil e para ter um espaço na camisa em uma foto 3x4. ao total eram 400 espaços, distribuídos em 10 camisas. O curioso é que cada camisa tinha um "padrinho", que eram 10 ídolos do clube que também ganharam uma foto, que ficou acima do escudo, como por exemplo Neto, Tévez, Rivellino etc. Em 2009, o clube reeditou a camisa que seria usada na 37ª rodada do Brasileirão contra o Flamengo, no Pacaembu. As mudanças com relação ao ano passado foram dos patrocinios na camisa (saiu a Medial Saáde e a Total Laboratórios e ficou a Batavo, Tele-Sena, Banco PanAmericano e Avanço), o preço da camisa (o valor caiu para R$ 800 e os que compraram a camisa em 2008 pagavam R$640) e os "padrinhos" agora eram os títulos mais importantes do clube como o Paulista de 1977, o Mundial de 2000, IV Centenário de 1954 entre outros. Porém com a mudança do jogo do Flamengo para Campinas e muitos torcedores não puderam ir, o clube resolveu usar o uniforme novamente em 2010 no amistoso no dia 13 de janeiro contra o Huracán, no Pacaembu. Todos os torcedores que participaram do projeto ganharam um ingresso cortesia para o amistoso.

Eu Voltei: Para comemorar a volta a série A do Corinthians, o clube lançou uma linha de produtos, inspirados na música de Roberto Carlos, O Portão. Os produtos vão desde camisas comemorativas e livro com imagens e depoimentos da torcida e jogadores.

2009 fenomenal: Para comemorar a contratação de Ronaldo Fenômeno pelo Timão para a temporada de 2009, o clube criou uma camisa com o tema: "Dois mil e 9 Fenomenal", além de outros modelos como por exemplo com a inscrição "O Fenômeno é Nosso!".

Camisas retrô: Com o objetivo de homenagear o passado o Corinthians lançou camisas comemorativas e replicas das grandes décadas, a camisa 7 do Marcelinho Carioca e a da Democracia Corintiana (1982/1983).

Campeão Paulista 2009 Invicto: Uma linha de camisas destacando a conquista do título de campeão paulista em 2009.

Só existe um Ronaldo e Fiel 9: Outras camisas envolvendo a imagem de Ronaldo serviram de resposta a outras camisas provocativa de times e torcidas rivais. A camisa "Só existe um Ronaldo que …", serviu de resposta à camisa provocativa do Manchester United que tinha a inscrição "There's only one Ronaldo" (Há apenas um Ronaldo), em refêrencia a Cristiano Ronaldo. A camisa confeccionada pelo clube possuia dois modelos (em inglês e português), onde decrevia na parte da frente os maiores fatos realizados pelo jogador como os 3 gols feitos por ele contra o Manchester em pleno Old Trafford (estádio do Manchester), o prêmio de três vezes melhor jogador do mundo, ser o maior artilheiro da história das copas e as voltas por cima após as contusões. Atrás um número 9 com a inscrição "Eu voltei" (I'm back, no modelo em inglês). Outra camisa-resposta foi sobre a "Infiel 9", criada pela torcida organizada do Flamengo. Na parte da frente, a camisa rubro-negra há um trecho da música "Vou festejar", de Jorge Aragão, Noeci e Dida: "Você pagou com traição/ A quem sempre te deu amor" (na letra original, o correto é "a mão" e não "amor", como está na camisa), a trás há um número 9 e o nome Infiel. Na camisa criada pelo Timão, a parte da frente o trecho da música estava na seguinte forma: "Você pagou com o coração/ A quem sempre lhe deu a mão" (foi trocado a palavra "traição" por "coração" da letra original), e atrás o número 9 com o nome Fiel.

MC7: Com Marcelinho Carioca como embaixador o clube no ano do centenário, o departamento de marketing do clube criou camisas comemorativas usando a imagem do atleta. Dentre elas uma com todos os títulos do jogador com a camisa do Corinthians, o Mundial de clubes da FIFA de 2000, os Brasileiros de 98 e 99, a Copa do Brasil 95, os Paulistas de 95, 97, 99 e 01, o Troféu Rámon de Carranza 96 e a Copa Bandeirantes 94; a camisa oficial do clube com o número 100 atras (mesma camisa usada pelo jogador na sua despedida com a camisa do Corinthians no amistosos contra o Huracán, no dia 13 de janeiro de 2010) e aproveitando que o atual patrocinador foi o mesmo do Mundial de 2000, a Batavo, o clube fez uma modelo de camisa semelhante ao usado por Marcelinho na semifinal contra o Real Madrid, durante o Mundial de Clubes de 2000.

Outros produtos

Agência Corinthians: agência de imprensa do clube responsável pela área de notícias, como intermediária entre o clube, a imprensa e os torcedores.
Alô Timão: O torcedor poderá saber via celular, tudo o que está acontecendo dentro do Corinthians. São ao todo seis serviços oferecidos através do celular: Notícias, Walpapers, Vídeos, Ringtones, Portal de Voz e Quiz.
Amigo fiel: São mais de 20 tipos de bichos diferentes com o uniforme do Timão e diversas opções de personalização: perfumes, sons, acessórios como óculos, sapatos, etc.
Cachaça "A Corintiana": A cachaça foi criada pela empresa CASE Sports sendo mais uma das ações de marketing do clube para o ano do centenário. É produzida no município de Itatiba, no Estado de São Paulo e chega ao mercado nas séries prata, ouro e premium.
Cartão Corinthians Bradesco VISA: Em parceria com o Banco Bradesco, o clube criou uma linha de cartões bancários com descontos nas lojas do clube e no projeto "Fiel Torcedor". Certidão de nascimento: Em parceria com a empresa Friends Forever, o clube lançou uma certidão de nascimento para os mais novos corintianos, onde consta desde o preço do café até a novela que fazia sucesso na época, além de contar um pouco da história do Corinthians e os títulos conquistados.
Navio do centenário: Para comemorar o centenário do clube, o Corinthians tem como primeiro projeto o lançamento de um cruzeiro que ocorrerá em fevereiro de 2010, e passará por Santos, Ilhabela e Búzios. No navio, os passageiros terão a companhia da bateria da Gaviões da Fiel e de ídolos do clube.
FIEL - O filme: é um documentário longa-metragem realizado pela equipe composta pela Andrea Pasquini (diretora), Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman (roteiristas) e Rita Lee (compositora), ambos corintianos. Focado nos anos de 2007 e 2008, o filme acompanha o time e sua torcida em seu momento mais difícil, mas também de maior união, com imagens e depoimentos inéditos de torcedores e jogadores. No site do filme, o torcedor poderá deixar seus depoimentos e vídeos. A publicação do filme superou as expectativas se tornando o 10º filme mais visto com um público de 15.666 pessoas na primeira semana.
Fiel torcedor: visa atrair sócios para o clube no modelo "sócio-torcedor": as pessoas que se inscrevem pagando um determinado valor têm diversos privilégios na compra de ingressos para partidas de futebol, produtos em lojas oficiais, etc. O projeto e dividido em três pacotes: "Minha Vida", "Minha História" e "Meu Amor". Recentemente, o clube criou o pacote "Meu Ingresso" para os jogos do Campeonato Paulista.
Fórmula Superliga: Uma união do futebol e automobilismo, o Corinthians conseguiu a sua participação na competição para ampliar a imagem do clube pelo mundo.
Louco Por Ti Corinthians: rede social, aos moldes do Orkut, exclusiva para torcedores do clube. Criada em janeiro de 2008, atualmente é uma das maiores comunidades do Corinthians na Internet.
O Fiel: Jornal semanal com informações sobre o clube, abordando principalmente futebol profissional.
PC Timão: Uma linha de computadores voltada exclusivamente para a Fiel Torcida e criada em parceria com a PC Legal e com a Crédito Báu. Será inaugurada em breve uma sala no Parque São Jorge exclusiva para a inclusão digital de comunidades carentes.
Senhor Centenário: Após anunciar a aposentadoria do futebol, Marcelinho Carioca foi contratado pelo clube para servir de embaixador do clube do ano do centenário. O ex-jogador que sempre teve forte imagem ligada ao Corinthians, agora terá papel de divulgar a marca do clube atrávez de camisas comemorativas, dar palestras parta as categorias juniores além de participar dos amistosos agendados pelo clube ao longo do ano de 2010, usando a camisa número 100 porém não fará parte do elenco profissional.
Tênis Nike Corinthians: Nova linha de calçados com a marca do Corinthians.
Timão TV: canal de televisão on-line cuja programação se concentra nas atividades do clube. Logo no dia da sua estréia, o canal teve mais de 1 milhão de acessos, nas primeiras 2 horas.
Timão Tur: Agência de turismo oficial do Corintihans, criada pelo departamento de marketing do clube. O torcedor que quisesse adquirir o pacote teria direito a viajar com os integrantes da comissão técnica e os jogadores, além de ficar hospedado no hotel junto com a equipe e poderia ver o jogo de camarote (pacote de viagens válidos para jogos fora do território da cidade de São Paulo) .

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